ARTIGO

COMO EVITAR PROBLEMAS NO DESPACHO ADUANEIRO?

quarta, 17 de outubro de 2018 às 16:44

Foto: TWS Comex

Existem vários procedimentos envolvidos no processo de importação de uma mercadoria para o Brasil.

Tendo em vista as particularidades envolvidas nessa operação, queremos destacar 3 principais dicas para evitar problemas indesejados:

 

  1. Classificação Fiscal

Certifique-se de que a classificação fiscal (NCM) adotada é a adequada ao produto objeto da importação. É com base na NCM que são definidos tratamento fiscal, tributário e administrativo. (Leia nosso artigo “A importância da NCM na Importação);

 

  1. Documentos Exigidos

É imprescindível providenciar, antes do despacho aduaneiro de importação, todas as informações, descrições e documentos exigidos de acordo com a legislação vigente e órgãos intervenientes que atuam na operação. Isso evitará complicações ao seu processo.

 

  1. Cuide dos Prazos

É muito importante também ficar sempre atento aos prazos de cada etapa ou órgão anuente, além de planejar sempre suas operações. Uma data perdida pode ocasionar em multa, e, dependendo da mercadoria, o valor pode ser assustador.

 

A TWS Comex possui uma equipe especializada em facilitar suas operações de importação e cuida de seu processo desde a classificação até a entrega de seu produto.

 

Por: Janaina Rubia e Silva

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Direct