ARTIGO

COMO ANDA O MERCADO DE EXPORTAÇÃO?

sexta, 13 de maio de 2016 às 13:55

Foto: Zubit

De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) as exportações superaram as importações no primeiro bimestre de 2016. Segundo o MDIC a balança comercial brasileira registrou um superávit - exportações menos importações - de US$ 4,43 bilhões em março deste ano.

 

Está sendo um quadro animador para os exportadores que desejam ampliar os negócios e divulgar seus produtos no exterior, pois é o melhor resultado registrado desde 1989.

 

Estamos vivendo um mercado de turbulência nos tempos atuais, mas, ao mesmo tempo, cheio de oportunidades. Sabemos que a crise na economia acontece, mas nosso governo sabe da importância que a venda dos produtos para outros países, com isso oferece aos exportadores redução da carga tributária e isenção de tributos como: PIS, COFINS, ICMS, IPI.

 

Abaixo listamos os principais produtos exportados de acordo com o Ministério do Desenvolvimento:

 

  1. Soja mesmo triturada;
  2. Minérios de ferro e seus concentrados;
  3. Óleos brutos de petróleo;
  4. Carne de frango congelada, fresca ou refrigerada incluindo miúdos;
  5. Farelo e resíduos da extração de óleo de soja;
  6. Celulose;
  7. Açúcar de cana em bruto;
  8. Automóveis de passageiros;
  9. Carne de bovino congelada, fresca ou refrigerada;
  10. Café cru em grão.

 

Há alguns anos atrás as exportações estavam em alta e haviam muitos produtos que saiam do Brasil sem ao menos passar por uma fiscalização mais rígida. Com o decorrer do tempo, normas foram criadas ou modificadas, novos procedimentos foram adotados, sistemas informatizados implantados e as empresas foram se enquadrando a este novo cenário.

 

A TWS Comex está aqui para auxiliá-lo em quaisquer dúvidas, pois temos uma equipe capacitada para realizar todo o cadastro necessário para sua empresa nos projetos de exportação. O Brasil é um país rico, basta aos empresários acreditar que seu produto fará a diferença lá fora e que poderá se tornar um grande exportador.

 

Não é difícil, basta acreditar!

 

Por Rosana Calazans

 

 

 

 

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Direct