ARTIGO

A IMPORTÂNCIA DA DRAGAGEM

terça, 26 de março de 2019 às 13:55

Foto: Portogente

Existem muitas palavras e siglas interessantes no Comércio Exterior as quais despertam nosso interesse e curiosidade, que tal agora ficarmos sabendo um pouquinho mais sobre DRAGAGEM?

Dragagem é serviço de escavação nos canais de acesso a áreas de atracação dos portos para manutenção ou aumento da profundidade tendo como finalidade manter o nível de profundidade adequado para que embarcações de diversos tamanhos possam circular tranquilamente. A dragagem é feita por um equipamento chamado de DRAGA, parecido com uma embarcação, ela é responsável por fazer a limpeza no fundo do mar, rios e lagos.

 

Como a dragagem portuária influencia nos processos de comex?

Foto: Conexos 

 

Manter um nível de profundidade nesses canais de atracação é muito importante para evitar que embarcações fiquem presas a bancos de areias, nesse sentido, o ideal é que a dragagem ocorra periodicamente visto que o mar e a natureza como um todo estão em constante mudança.

Usando como exemplo o Porto de Paranaguá no qual recebe por dia diversas embarcações, se não houvesse uma dragagem periódica seria como um efeito dominó negativo, pois se não tem profundidade um navio não consegue navegar sendo impossível chegar até esse porto. Essas embarcações por sua vez seriam realocadas para o porto mais próximo gerando além de uma sobrecarga em outros portos, também, atrasos e prejuízos tanto para o Porto de Paranaguá quanto para importadores, exportadores despachantes e outros intervenientes das operações de Comércio Exterior.

Interessante como algo tão simples, se deixar de ser feito, pode influenciar em prazos e gerar um efeito negativo em toda a cadeia logística.

 

Por Ana Flavia Dias Lima

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Gestão Online