ARTIGO

2016, FIQUE COM MUITO MEDO DE NÓS!

quarta, 30 de dezembro de 2015 às 10:39

Foto: Terra

Prezado amigo, cliente e parceiro.

Como vai? Espero que esteja bem e já pensando em um novo ciclo.

Desculpe-me por mais uma mensagem de fim de ano, mas se ler vai, com certeza, identificar-se e quem sabe me dar o prazer do seu compartilhamento.

Acompanhei de muito perto as angústias do ano de 2015: alta do dólar, alta do Euro, momentos com sensação de não ter saída, momentos com vontade (passageira felizmente) de desistir, falta de uma perspectiva, falta de um cenário mais concreto, de ver empresários chorando, momentos de muita tristeza e desânimo.

Enfim, mesmo não querendo vivenciar a chamada "crise", não querendo participar desse ciclo ruim, eu, assim como você, fui aos poucos me contagiando com essa doença.

Por inúmeras vezes foi muito difícil não aceitar ou conviver.  Mas vivemos a crise. Eu vivi a crise ao seu lado.

28 anos no comando da TWS Comex, e esse ano, em especial, fiz coisas muito loucas para vencer as dificuldades. Foi um ano de loucuras profissionais, conto com detalhes em outra ocasião.

Gosto de comentar sempre que, a cada ano que vivemos como empresários, pelo menos quatro crises somos obrigados a conviver. Então, como empresário, já vivi 28 x 4 = 112 crises.

Que loucura é essa? Que stress é esse?

Ao invés de sermos conhecidos como empresários, deveríamos ser chamados de soldados do impossível, guerreiros do amanhã, lutadores da crença, mas principalmente espalhadores de "paixão".

Paixão: essa força estranha que nos move para algum lugar com uma força inimaginável, que concentra nossas energias onde não existem nem esperanças, onde motivamos e acreditamos, antes de ter com o que se motivar ou sem ter no que acreditar.

Cada ano que passa, meu nível de exigências se amplia, minhas necessidades diminuem, mas as minhas responsabilidades aumentam em proporções geométricas, o fardo fica mais pesado e minha força vai minguando.

Somente a paixão renova as energias que chegam não sei de onde, mas trazem uma força adicional, que é multiplicada ou triplicada tantas vezes quantas forem necessárias.

Esse é um simples resumo do que é ser empresário, acreditar no que "talvez" ninguém acredite até começarmos.

Veja que incrível: estive recentemente em uma palestra de uns dos bam-bam-bam da economia brasileira e ele disse de uma forma simples:

"Não quero me gabar, mas eu estudo muito como sair da crise". E em seguida deu a receita desse bolo:

  1. Tem que ter "dor" - se não quebrar os paradigmas, não vai existir dor;
  2. Tem que ter um bom plano de voo;
  3. Tem que buscar o consenso e
  4. Por fim, tem que saber liderar.

Ouvindo isso e olhando para o nosso momento atual, "My God!", melhor ir embora e me esconder embaixo de algum cômodo. Mas seria essa a solução?

Nunca! Nós, empresários, nunca desistimos! A força da paixão de ser e estar é muito mais forte que tudo.

Por isso eu, além de desejar um super natal com a sua crença de acreditar na essência do Papai Noel, quero também acreditar que:

- sempre o novo ano será muito melhor que esse que passou;

- acreditar que os problemas deixaram de existir, mas voltam daqui a pouco e sabemos disso;

- acreditar que a luz no fim do túnel está sempre próxima;

- acreditar que todo dia a minha esperança se renova, sem nem mesmo eu acreditar que ela existe.

Isso é ser um empresário moderno, um batalhador de causas que enxergamos, mas que não conseguimos apalpar, um quebrador de paradigmas quando todos acham que estamos parados pensando na crise, um disseminador de oportunidades quando todos já desistiram. E aí seguimos, tentando mostrar a todos que nada é impossível.

Que a nossa paixão pela arte de empreender seja muito maior que qualquer dificuldade que vivenciamos.

2016, fique com muito medo de nós!

Estamos chegando cada vez mais fortes e vamos arrebentar de novo, mesmo que venha com "El niño", falta de água, mar de lama, crise política, corrupção, dólar alto, inadimplência, mercado parado, medo etc. Não gosto muito de escrever essas desgraças, elas me contaminam.

Nós somos a força de uma paixão pelo que fazemos e pelo que entendemos ser o melhor de nossa ideologia de empreendedores. Antes de tudo acreditamos no futuro e acreditamos em nós

Sucesso, paz, saúde, dinheiro, lucros, amor, família, equipe, excelentes negócios, fé, crença, vontade e muita, muita paixão!

Feliz Natal e um 2016 magnífico. Nós merecemos a oportunidade de estar lá e faze-lo ser diferente e muito melhor e é assim, com certeza, que iremos fazer. Não precisa pedir, nós já estamos com o planejamento pronto.

Abraços e vejo vocês melhores e mais fortes no ano que vem.

Grande abraço,

Por: João Emilio T. Granato

Simplifique os seus negócios internacionais

Venha para a TWS Comex e tenha acesso a tudo isso 24 horas por dia através do TWS Direct